top of page
Female Bust
Canal Arte Sim

Esse site é fruto do trabalho de pesquisa intitulado como O lugar da arte no ensino e na vida de professores, sob a orientação da profª Dra. Mariana Aranha de Souza, realizado como requisito para obtenção de título de Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté.

O estudo buscou investigar quais os processos artísticos e educativos, professores de arte de uma determinada rede de ensino vivenciam em seu cotidiano, com intenção de propiciar um espaço de partilha e formação aos docentes sobre arte, vida e seus processos.

Desta forma, neste canal você poderá encontrar produções artísticas dos professores, proposições educativas, histórias pessoais da relação com a arte e relatos de experiências sensíveis com o ensino e aprendizagem em arte na escola. Encontrará também artigos e livros como apoio a estudos referente a profissão docente.

Todos são muito bem vindos! 

E se você gostou do Canal Arte sim! Divulgue para os seus colegas.

Vamos juntos em prol da valorização da profissionalização docente em arte e Ensino!

Profª Edilaine Aquino ( Dila)

 

 

O lugar da arte na vida de professores
Dila_Operantes Manibus 6.jpg
Vibrações da arte e ensino
Dila_Operantes Manibus 8.jpg

Com o objetivo de oferecer subsídios aos docentes em arte, aqui você poderá encontrar no menu:

Artistas e obras são sugestão de nutrição estéticas, favorecendo um ensino decolonial e a valorização dos profissionais da educação que também atuam como artista.

Propostas educativas  são proposições de ensino  elaboradas pelos professores participantes da pesquisa.

Experiências sensíveis apresenta vivências significativas relatadas pelos professores durante a construção deste trabalho.

Pensar arte é o espaço com indicações de vídeos e outras mídias digitais sobre o ensino de arte.

Indicações de estudos apresenta textos e artigos que favorecem a reflexão e ampliação sobre arte e sobre a profissão docente.

 

Sites de arte é um espaço de estudo e divulgação de trabalhos artísticos online das mais diferentes produções dos artistas.

 

Trabalho artístico
WhatsApp Image 2022-03-21 at 19.39.23.jpeg
WhatsApp Image 2022-03-23 at 09.35.48 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-03-23 at 09.35.48.jpeg

Natural escola viva

Ano: 2022

Técnica: Objeto arte

Artista: Dila Aquino

Materiais: Recipiente de vidro, mandacaru, areia colorida, pedras e arame farpado.

 

A ideia da obra surge durante a coleta de dados da pesquisa “O lugar da arte e seus processos no ensino e na vida de professores. Durante as escutas das narrativas de vários docentes participantes das entrevistas individuais e do questionário online. Assim ficou o registro das experiências educativas em meio ao território potente e árido. O adjetivo árido refere-se ao lugar seco e sem umidade. Já a palavra potente diz respeito a quem tem poder, força e vigor. Como ter força em um lugar árido?  Esta pode ser uma contrastante realidade do poder da Arte nos processos educativos germinada no território árido da escola.

A escolha da materialidade do objeto arte sob título Natural escola, surge da escuta da música de Chico Cesar “Flor de mandacaru” composta em 2002 e também das viagens e observação da pesquisadora do território nordestino como a vegetação e seu clima seco.

 A letra da música é um apelo do compositor para receber a flor pertencente a sua história. Flor para enfeitar a sala, flor para lembrar de um tempo que carece ser lembrado. A flor para alegrar o coração. Durante os diálogos com os docentes, uma das propostas foi justamente recordar o tempo da meninice, o tempo dos primeiros encontros com a arte. O tempo que merece ser lembrado, pois fortalece a afeição e reflexão sobre a arte e as práticas na escola.

A escolha da areia colorida como matéria da obra quer representar a arte como possibilidade de educação sensível e alegre, nesse caso não a arte como um enfeite ou decoração, e sim a arte com sentido reflexivo e crítico. O mandacaru simboliza a resistência de professores em local seco, mas munidos da força do desejo. O vidro mostra a exposição dos professores frente as variadas situações de opressão vivenciadas no contexto do referido estudo. O arame farpado simboliza as políticas públicas, as dificuldades, a desvalorização do componente Arte, entre outros entraves e que impactam o trabalho com a arte vivenciados cotidianamente pelos docentes no chão da escola.

A planta mandacaru tem uma peculiaridade, uma característica muito interessante que diz respeito a sua flor que só desabrocha durante a noite e dura até o amanhecer. Podemos fazer uma analogia com os frutos do trabalho do professor de arte. Nem sempre é possível ver as flores das sementes plantadas durante o percurso educativo, que está para além do contato com a arte, e sim colaborar com desabrochar de pessoas críticas, sensíveis e que entendam sua necessidade para vida. Assim, muitas vezes rebentam as flores, a noite, quando o docente está envolvido em outra semeadura.

E como a letra da música expressa

Manda, caru, manda, caru,

Flor de mandacaru pra mim

As vozes docentes ainda cantam 

Manda pra mim

Apoio

Respeito

Transformação

Empatia

bottom of page